POLITICA DE PRIVACIDADE E COOKIES

INFORMAÇÃO SOBRE PROTEÇÃO DE DADOS RELATIVA AO TRATAMENTO POR NÓS REALIZADO CONCEDIDA AO ABRIGO DOS ARTIGOS 13.º, 14.º E 21.º DO REGULAMENTO GERAL SOBRE A PROTEÇÃO DE DADOS (“RGPD”)

 

Consideramos a proteção dos dados pessoais um tema muito importante, pelo que informamos o utilizador, através da presente, sobre como tratamos os seus dados pessoais e quais são os seus direitos ao abrigo da legislação aplicável.

 

Responsável pelo tratamento de dados

Os seus dados pessoais serão tratados pela Mazda Motor de Portugal, Lda., pessoa coletiva n.º 503 418 854, com sede em Av. José Malhoa 16, Piso 3, Fração B2, 1070-159 Lisboa, matriculada na Conservatória do Registo Comercial de Lisboa. Esta sociedade é a Responsável pelo Tratamento dos seus dados pessoais, na aceção do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados.

Para questões relacionadas com o tratamento dos seus dados pessoais, por favor contacte-nos através do número de telefone 21 351 27 70 (dias úteis, entre as 9.00h e as 18.00h ou do endereço de e-mail politica-de-privacidade@mazdaeur.com.

 

Finalidades e fundamento de licitude para o tratamento dos seus dados

Realizamos o tratamento de dados pessoais em conformidade com o RGPD, a legislação nacional sobre a proteção de dados, e outras disposições sobre a proteção de dados aplicáveis (os detalhes são disponibilizados abaixo). Os detalhes sobre quais os dados tratados e como estes são tratados dependem em grande medida dos serviços solicitados ou concordados em cada caso. Nesse sentido, é possível encontrar detalhes adicionais sobre o tratamento de dados em documentos, tais como, contratos celebrados, formulários, numa declaração de consentimento e/ou noutras informações que lhe são disponibilizadas (por exemplo, através da utilização do nosso website ou nos nossos Termos e Condições). Além disso, estas informações sobre a proteção de dados podem ser atualizadas em cada momento, como poderá verificar no nosso website. Nesse sentido, pedimos-lhe que consulte com regularidade a presente política, de forma a garantir que tem conhecimento da versão mais atualizada do mesmo.

 

Trataremos os seus dados para as seguintes finalidades:

 

2.1. Finalidades prosseguidas no âmbito da execução de um contrato ou de diligências pré-contratuais (alínea b) do n.º 1 do Art. 6.º do RGPD)

O tratamento de dados pessoais é realizado de modo a ser possível executar os contratos que celebramos consigo e, em particular, os seus pedidos. Assim, o tratamento tem como finalidade conceder a garantia do fabricante, a garantia alargada opcional, assistência em viagem, o Serviço de Assistência Mazda, a manutenção do Registo de manutenção Digital, processos de goodwill, programas de bónus para pessoas com deficiência, subsídios para o financiamento de veículos, entre outros. O tratamento de dados pessoais é igualmente realizado com vista à tomada de medidas ou à realização de atividades no âmbito das diligências pré-contratuais a pedido do titular dos dados, por exemplo, quando os potenciais clientes solicitam um test drive. De acordo com os seus pedidos, prestamos os serviços, medidas e atividades necessários. Isto inclui fundamentalmente a comunicação consigo relacionada com o contrato, a verificabilidade das transações, pedidos e outros contratos, bem como o controlo de qualidade por meio de documentação apropriada, queixas, garantia e procedimentos de goodwill, medidas para controlar e minimizar procedimentos comerciais, bem como o cumprimento dos deveres gerais de cuidado, o controlo e supervisão por parte de empresas participadas (por exemplo, a empresa-mãe); a monitorização de produtos, a manutenção de produtos – e a segurança rodoviária (por exemplo, através de campanhas de recolha de veículos e de serviços), bem como o desenvolvimento e melhoria de produtos, avaliações estatísticas para gestão empresarial, registo e controlo de custos, elaboração de relatórios, comunicação interna e externa, gestão de emergência, avaliação contabilística e fiscal de serviços operacionais, gestão de riscos, imposição de reivindicações jurídicas e defesa em caso de litígios jurídicos; a garantia da segurança da TI (nomeadamente, testes de sistema e de plausibilidade) e da segurança geral, incluindo a segurança de edifícios e instalações, a garantia e exercício de autoridade interna (por exemplo, por meio de controlos de acesso); a garantia da integridade, autenticidade e disponibilidade de dados, a prevenção e investigação de infrações penais; o controlo por parte de organismos supervisores ou autoridades supervisoras (por exemplo, auditoria).

 

2.2. Finalidades prosseguidas no âmbito de um interesse legítimo da nossa parte ou da parte de terceiros (alínea f) do n.º 1 do Art. 6.º do RGPD)

Para além da execução do (pré-)acordo, realizamos o tratamento dos seus dados sempre que tal for necessário para efeito dos interesses legítimos prosseguidos por nós ou por terceiros, nomeadamente, para os seguintes efeitos:

  • Publicidade ou pesquisas de mercado e inquéritos de opinião, na medida em que os seus dados tenham sido obtidos no contexto da venda de um produto ou serviço análogo e não se tenha oposto a tal utilização dos seus dados;
  • Obtenção de informações e partilha de dados com agências de crédito quando tal ultrapassar o nosso risco económico;
  • O exame e otimização de processos para a análise das necessidades;
  • O desenvolvimento de serviços e produtos, bem como de sistemas e processos existentes;
  • A divulgação de dados pessoais no âmbito da devida diligência no decurso de negociações de venda da empresa;
  • Para comparação com listas de combate ao terrorismo europeias e internacionais na medida em que tal ultrapasse as exigências legais;
  • O enriquecimento dos nossos dados, por exemplo, através da utilização ou da pesquisa de dados acessíveis ao público;
  • Avaliações estatísticas ou análises de mercado;
  • De índice de referência;
  • A imposição de reivindicações jurídicas e defesa em litígios jurídicos que não sejam diretamente atribuíveis à relação contratual previamente estabelecida com o utilizador;
  • O tratamento de dados restrito se não for possível realizar uma eliminação ou esta apenas for possível mediante um esforço desproporcionalmente alto devido ao tipo de armazenamento em causa;
  • O desenvolvimento de sistemas de pontuação ou de processos automáticos de tomada de decisão;
  • A prevenção e investigação de infrações penais para além do exclusivo cumprimento de exigências legais;
  • Segurança de edifícios e instalações (por exemplo, por meio de controlo de acesso e de videovigilância), na medida em que tal ultrapasse os deveres gerais de cuidado;
  • Investigações internas e externas, revisões de segurança;
  • Qualquer monitorização ou registo de conversas telefónicas para efeitos de controlo de qualidade e formação;
  • Preservação e manutenção de certificações de natureza de direito privado ou oficiais;
  • A apreensão e exercício por parte da autoridade nacional através de medidas apropriadas, bem como de videovigilância para a proteção dos nossos clientes e colaboradores, e para assegurar meios de prova em caso de delitos penais e respetiva prevenção.

 

2.3. Finalidades prosseguidas no âmbito do seu consentimento (alínea a) do n.º 1 do Art. 6.º do RGPD)

Os seus dados pessoais também podem ser tratados para determinados efeitos (por exemplo, utilização dos sistemas de comunicação da empresa para finalidades privadas; fotografias/vídeos seus para publicação na Intranet/Internet) através do seu consentimento.

Em regra, o titular dos dados poderá retirar o seu consentimento a qualquer momento. Tal regra também se aplica à retirada das declarações de consentimento emitidas antes da entrada em vigor do RGPD, ou seja, antes do dia 25 de maio de 2018.

Deverá ser informado sobre as consequências da retirada ou recusa em prestar o seu consentimento, na respetiva declaração de consentimento.

A retirada do consentimento apenas tem efeitos futuros. O tratamento realizado previamente à retirada do consentimento não é afetado por tal e mantém a sua licitude.

 

2.4. Finalidades relativas ao cumprimento de obrigações jurídicas (alínea c) do n.º 1 do Art. 6.º do RGPD) ou ao exercício de funções de interesse público (alínea e) do n.º 1 do Art. 6.º do RGPD)

 

Tal como acontece com qualquer outro interveniente que participa na vida empresarial, também estamos sujeitos a um grande número de obrigações jurídicas. Estas correspondem sobretudo a exigências legais, por exemplo, de direito comercial e fiscal, embora também possam corresponder a exigências de supervisão ou a outras exigências legais estabelecidas por autoridades governamentais. As finalidades do tratamento também podem incluir verificações de identidade e idade, a prevenção de fraude e de branqueamento de capitais (por exemplo, através de comparações com listas combate ao terrorismo europeias e internacionais), o cumprimento de obrigações de controlo e notificação ao abrigo do direito fiscal e o arquivamento de dados para efeitos de proteção de dados e de segurança de dados, bem como verificações para efeitos de auditoria por consultores/auditores fiscais, autoridades fiscais e outras autoridades governamentais. Para além disso, poderá ser necessário divulgar dados pessoais no âmbito de medidas decretadas pelo governo/pelos tribunais para efeitos de recolha de provas, aplicação da lei e tratamento em matéria penal, ou para a satisfação de reivindicações no âmbito do direito civil.

 

Categorias de dados pessoais tratados que não são recolhidos junto do titular bem como a respetiva origem

Caso seja necessário no âmbito da relação contratual que mantemos consigo e das atividades por si realizadas, tratamos os dados recebidos legalmente através da Rede Mazda autorizada ou de terceiros (companhias de seguros, fontes de financiamento, agências de crédito, agências de publicação de moradas). Além disso, tratamos dados pessoais que tenhamos recolhido, recebido ou adquirido legalmente a partir de fontes acessíveis ao público (como, por exemplo, registos comerciais e registos de associações, registos civis, imprensa, Internet e outros meios de comunicação) caso seja necessário, sendo-nos permitido tratar estes dados de acordo com as disposições legais.

Em particular, as categorias de dados pessoais não recolhidos junto do titular, são as seguintes:

  • Dados [dos utilizadores] Nome, data de nascimento, local de nascimento, nacionalidade, estado civil, profissão/dados comerciais e comparáveis, pessoa para contacto, condutor e dados semelhantes);
  • Dados para contacto [com os utilizadores] (morada, endereço de correio eletrónico, número de telefone e dados semelhantes);
  • Dados sobre locadores e locatários;
  • Dados sobre a morada (dados de registo da população e dados comparáveis);
  • Dados constantes da Carta de Condução do [utilizador] ou do respetivo Documento de Identificação,
  • Confirmação do pagamento/confirmação da cobertura para cartões bancários e de crédito;
  • Informações sobre a sua situação patrimonial (dados sobre a sua solvabilidade, incluindo classificação, ou seja, dados para avaliar o risco económico);
  • Histórico do cliente;
  • Dados técnicos do veículo, incluindo dados de diagnóstico;
  • Informação sobre manutenção e reparação;
  • Dados sobre a sua utilização de sistemas por nós oferecidos (por exemplo, tempo de acesso aos nossos websites, aplicações ou boletim informativo, páginas clicadas/ligações nossas ou entradas, bem como dados comparáveis);
  • Dados de vídeo.

 

Destinatários ou categorias de destinatários dos seus dados

Na nossa empresa, os seus dados são recebidos por gabinetes internos ou unidades organizacionais que necessitam dos mesmos para cumprir as nossas obrigações contratuais ou legais ou que requerem esses dados no âmbito do tratamento e implementação dos nossos interesses legítimos.

Os seus dados são divulgados/transmitidos a entidades externas, nomeadamente concessionários

  • No âmbito da execução do contrato;
  • Para finalidades em que somos obrigados ou temos o direito de partilhar informação, notificar ou encaminhar os seus dados (por exemplo, seguro de responsabilidade do empregador, regimes de seguros de saúde, obrigações fiscais) para cumprir exigências legais ou quando o encaminhamento dos dados é do interesse público (ver o número 2.4);
  • Até ao limite em que empresas externas prestadoras de serviços por nós contratadas processam dados enquanto responsáveis pelo tratamento de contratos ou partes que assumem determinadas funções (por exemplo, prestadores de serviços para assistência em viagem, garantia alargada opcional, Serviço de Assistência Mazda, bem como Prestadores de Leasing e Financiamento) centros de dados externos, suporte e manutenção de aplicações de TI, arquivamento, tratamento de documentos, serviços de cumprimento, controlo, triagem de dados para efeitos de combate ao branqueamento de capitais, validação e proteção de dados, verificação de plausibilidade, destruição de dados, compra/aquisição, administração de clientes, serviço de tratamento de correio em larga escala, marketing, tecnologia de comunicação, pesquisa, controlo de riscos, faturação, telefonia, gestão do website, serviços de auditoria, instituições de crédito, instalações de impressão ou empresas para eliminação de dados, serviços de correio, logística);
  • Em resultado do nosso interesse legítimo ou do interesse legítimo de terceiros, no âmbito das finalidades referidas no número 2.2 (por exemplo, para autoridades governamentais, agências de crédito, agências de recolha, advogados, tribunais, avaliadores, empresas pertencentes a grupos empresariais, e organismos e instâncias de controlo);
  • Se nos tiver autorizado a transmitir dados a terceiros.

 

Em todo o caso, iremos abster-nos de transmitir os seus dados a terceiros se não o tivermos informado nesse sentido. Caso sejam contratados prestadores de serviços no âmbito do tratamento de um pedido, os seus dados estarão sujeitos às normas de segurança por nós estipuladas para proteger devidamente os seus dados. Nos restantes casos, os destinatários apenas poderão tratar os seus dados para os efeitos para os quais os dados lhes foram enviados.

 

Duração do período de conservação dos seus dados

Conservamos os seus dados durante a nossa relação comercial. Essa relação comercial inclui as diligências pré-contratuais, ou seja, a negociação e formação de um contrato e a celebração do mesmo.

Para além do período de conservação mencionado, estamos sujeitos a diversas obrigações de retenção e documentação que decorrem designadamente da legislação comercial ou fiscal. Os períodos e prazos para a retenção e/ou documentação estipulados no presente documento são de até dez anos, após o termo da relação contratual ou da relação jurídica pré-contratual.

Além disso, disposições legais especiais aplicáveis poderão exigir a conservação dos seus dados durante um período de tempo mais alargado (estamos, por exemplo, sujeitos à obrigação de monitorizar os nossos produtos até ao final da vida útil do veículo para, se necessário, ser possível iniciar campanhas de recolha ou manutenção.)

Se os dados deixarem de ser exigidos para cumprir obrigações jurídicas , são eliminados, exceto se for necessário o posterior tratamento – durante um período de tempo limitado – para o cumprimento das finalidades elencadas no número 2.2, devido a um interesse legítimo imperioso. Tal interesse legítimo imperioso existe se, por exemplo, não for possível eliminar os dados em resultado do tipo especial de armazenamento adotado ou se tal eliminação só for possível às custas de uma despesa desproporcionadamente elevada e o tratamento para outros efeitos for excluído por meio de medidas técnicas e organizacionais adequadas.

 

Tratamento de dados num país terceiro ou por uma organização internacional

Os seus dados são transferidos para sociedades do grupo Mazda países fora do Espaço Económico Europeu UE/EEE (os denominados países terceiros) sempre que tal for necessário para cumprir uma obrigação contratual para consigo (por exemplo, caso se desloque para outro país), for exigido por lei (por exemplo, em caso de obrigação de notificação ao abrigo da legislação fiscal), for no nosso interesse legítimo ou no interesse legítimo de terceiros, ou caso nos tenha autorizado a fazê-lo.

Ao mesmo tempo, os seus dados poderão ser tratados num país terceiro, nomeadamente se forem relativos ao envolvimento de prestadores de serviços no âmbito do tratamento do pedido. Se não tiver sido emitida qualquer decisão de adequação por parte da Comissão da UE relativa à presença de um nível de proteção adequado para o respetivo país terceiro, garantimos que os seus direitos e liberdades serão protegidos e garantidos adequadamente de acordo com as exigências em matéria de proteção de dados da UE, através de acordos contratuais para este efeito. Disponibilizar-lhe-emos informações detalhadas mediante pedido.

Poderá solicitar informações sobre as garantias adequadas e sobre a disponibilidade, bem como de que forma e onde receber uma cópia destas ao responsável pelo tratamento da empresa ou ao departamento de recursos humanos encarregue do seu processo.

 

Armazenamento de dados no veículo

São instaladas unidades de controlo eletrónicas no seu veículo. Estas unidades de controlo tratam dados que, por exemplo, recebem dos sensores do veículo, que são gerados por elas ou que transmitem entre si. Algumas unidades de controlo são necessárias para o funcionamento seguro do seu veículo, outras ajudam-no enquanto conduz (sistemas de assistência ao condutor), ou ativam funções de conforto ou de entretenimento informativo.

São descritas abaixo informações gerais sobre o tratamento de dados nos veículos. Poderá encontrar mais informações sobre que dados específicos são recolhidos e armazenados no seu veículo e transmitidos para terceiros, bem como sobre para que efeitos, sob o título ‘proteção de dados’ nas respetivas instruções de funcionamento que incluem ligações diretas para as especificações funcionais em causa. Estas instruções de funcionamento também estão disponíveis online e, dependendo das configurações do veículo, em formato digital no veículo.

 

Referências pessoais

Cada veículo é identificado através de um número de identificação único do veículo. Este número de identificação do veículo é rastreável ao atual proprietário e aos proprietários anteriores do veículo. Os dados recolhidos a partir do veículo também podem ser associados ao proprietário ou condutor do veículo por outros meios, por exemplo, através da matrícula.

Assim, os dados gerados ou tratados pelas unidades de controlo podem ser dados pessoais ou podem, em determinadas circunstâncias, ser dados pessoalmente identificáveis. Dependendo do veículo no qual os dados estão disponíveis, poderá ser possível obter informações sobre, por exemplo, o seu comportamento de condução, a sua localização ou itinerário, ou sobre padrões de consumo.

 

Os seus direitos relativos à proteção de dados

Ao abrigo da atual legislação sobre proteção de dados, tem determinados direitos relativamente a empresas que tratam os seus dados pessoais.

 

Nestes termos, tem direito a solicitar a divulgação completa da informação, sem encargos, perante o fabricante ou terceiros (por exemplo, serviços de reparação contratados ou oficinas, fornecedores de serviços online no veículo), desde que estes tenham armazenado dados pessoais referentes a si. Poderá solicitar informações sobre que dados que estão armazenados sobre si, para que efeito foram armazenados e qual a sua origem. O seu direito de informação também se estende a terceiros para os quaissão transferidos dados.

Os dados, que estão armazenados exclusivamente de forma local no veículo, podem ser visualizados recorrendo a um especialista, por exemplo, numa oficina, mediante pagamento, se apropriado.

 

Exigências legais relativas à divulgação de dados

Os fabricantes poderão ser obrigados a divulgar informações por eles armazenadas a pedido das autoridades públicas, na medida exigida caso a caso (por exemplo, quando um delito penal está a ser investigado), bem como mediante o exigido pela legislação aplicável.

As autoridades públicas também podem aceder aos dados a partir de veículos em casos específicos, no âmbito da legislação aplicável. Por exemplo, em caso de acidente, ainformação da unidade de controlo do air bag pode ser acedida para ajudar a esclarecer as circunstâncias do acidente.

 

Dados operacionais no veículo

As unidades de controlo tratam dados com vista ao funcionamento do veículo.

 

Estes incluem, por exemplo:

  • Informações sobre o estado do veículo (por exemplo, velocidade, desaceleração, aceleração lateral, velocidade da roda, indicador de utilização do cinto de segurança),
  • Condições ambientais (por exemplo, temperatura, sensor de chuva, sensor de distância).

 

Estes dados são geralmente voláteis e não são armazenados para além do tempo de funcionamento, sendo tratados exclusivamente pelo próprio veículo. As unidades de controlo incluem frequentemente meios de armazenamento de dados. Estes podem ser utilizados para documentar, temporária ou permanentemente, informações sobre as condições do veículo, a fadiga dos componentes, os requisitos de manutenção e eventos e falhas técnicas.

Dependendo da configuração, podem ser armazenadas as seguintes informações:

  • Condições de funcionamento dos componentes do sistema (por exemplo, níveis de enchimento, pressão dos pneus e estado da bateria);
  • Avarias e defeitos em componentes do sistema importantes (por exemplo, luzes e travões);
  • Resposta do sistema a situações de condução extraordinárias (por exemplo, acionamento de um air bag, ativação de sistemas de controlo de estabilidade);
  • Informação sobre eventos em que o veículo é danificado;
  • No caso dos veículos elétricos, o estado de carga da bateria de alta tensão e a autonomia estimada do veículo.

 

Em casos particulares (por exemplo, se o veículo detetar uma avaria), poderá ser necessário armazenar dados que, regra geral, seriam voláteis.

Se utilizar serviços (por exemplo, serviços de reparação e manutenção), poderá ser possível, se necessário, tratar os dados operacionais armazenados em conjunto com o número de identificação do veículo. Os dados do veículo podem ser acedidos pelos colaboradores da Rede Mazda (por exemplo, oficinas autorizadas, o fabricante) ou por terceiros (por exemplo, serviços de assistência, oficinas independentes). O mesmo se aplica em casos de garantia e de medidas de garantia da qualidade.

Os dados são geralmente lidos através da ligação OBD (on-board diagnostics – diagnóstico a bordo), obrigatória no veículo. Os dados operacionais lidos documentam as condições técnicas do veículo ou de componentes individuais, e ajudam a realizar o diagnóstico de avarias, o cumprimento das obrigações de garantia e a melhorar a qualidade. Estes dados, nomeadamente as informações relativas à fadiga dos componentes, a eventos técnicos, a erros operacionais e outros erros, são transmitidos ao fabricante, se necessário, em conjunto com o número de identificação do veículo. Além disso, o fabricante é o responsável pelo produto. Para este efeito, o fabricante utiliza dados operacionais externos ao veículo, por exemplo, campanhas de recolha. Estes dados também poderão ser utilizados para verificar a garantia legal do cliente e as reivindicações de garantia do fabricante.

A memória de erros do veículo pode ser reposta por um operador de serviço no âmbito de uma reparação, de trabalhos de manutenção ou a seu pedido.

 

Funções de conforto e entretenimento informativo

Poderá armazenar configurações de conforto e personalização no veículo e efetuar a sua alteração/reposição a qualquer momento.

Dependendo das configurações particulares do veículo, estas poderão incluir:

  • Configurações de posição do banco e do volante;
  • Ajustes do chassis e configurações do ar condicionado;
  • Personalizações, como a iluminação interior.

 

Também poderá incorporar dados nas funções de entretenimento informativo do veículo no contexto da configuração selecionada.

Dependendo das configurações particulares do veículo, estas poderão incluir:

  • Dados multimédia, por exemplo, música, filmes ou fotografias para reprodução num sistema multimédia integrado;
  • Dados de livro de endereços para utilização em conjunto com um sistema mãos-livres ou um sistema de navegação integrados;
  • Destinos de navegação introduzidos;
  • Dados relativos à utilização de serviços de Internet.

 

Estes dados de funções de conforto e entretenimento informativo podem ser armazenados localmente no veículo ou poderão estar localizados num dispositivo ligado ao seu veículo (por exemplo, smartphone, dispositivo USB ou leitor MP3). Desde que tenha sido o cliente a introduzir os dados, poderá eliminá-los a qualquer momento.

A transmissão destes dados a partir do veículo é realizada exclusivamente a seu pedido, em particular, relativamente às definições que selecionou ao utilizar serviços online.

Integração de smartphone, por exemplo, Android Auto ou Apple car play

Caso o seu veículo esteja devidamente equipado para tal, poderá ligar o seu smartphone ou outro dispositivo móvel ao veículo para que seja possível controlá-lo utilizando os elementos de controlo integrados no veículo. As imagens e sons do smartphone podem ser reproduzidos através do sistema multimédia do veículo. Ao mesmo tempo, são transmitidas informações específicas para o seu smartphone. Dependendo do tipo de integração, estas poderão incluir dados de localização, modo dia/noite e outras informações gerais do veículo. Familiarize-se com as instruções de funcionamento do sistema do veículo/sistema de entretenimento informativo.

 

A integração permite a utilização de aplicações de smartphone selecionadas, por exemplo, para navegação ou reprodução de música. Não ocorre qualquer interação adicional entre o smartphone e o veículo, em particular, o acesso ativo aos dados do veículo. A natureza de qualquer tratamento de dados adicional é determinada pelo fornecedor da aplicação. Como e se as definições podem ser utilizadas depende da aplicação em particular e do sistema operativo do seu smartphone.

 

Serviços online

Caso o seu veículo esteja equipado com uma ligação de rede sem fios, esta permite a troca de dados entre o seu veículo e outros sistemas. A ligação sem fios é ativada através de uma unidade de transmissão e receção específica do veículo ou através de um terminal móvel (por exemplo, smartphone) que tenha instalado. As funções online podem ser utilizadas através desta ligação de rede. Estas incluem serviços online e aplicações (apps) disponibilizadas para si pelo fabricante ou por outro fornecedor.

 

Serviços disponibilizados pelo fabricante

Relativamente aos nossos serviços online, as respetivas funções são descritas pela Mazda em local apropriado (por exemplo, nas instruções de funcionamento e/ou no website Mazda específico para o país), sendo disponibilizadas em conjunto com as informações sobre proteção de dados associadas. Poderão ser tratados dados pessoais para prestar serviços online. A troca de dados para este efeito ocorre através de uma ligação protegida, por exemplo, utilizando sistemas de TI para tal destinados. Para além da prestação de serviços, o tratamento de dados pessoais ocorre exclusivamente com base numa permissão legal, por exemplo, em caso de sistemas de chamada de emergência exigidos por lei, por meio de um acordo contratual ou mediante aprovação.

 

Pode ativar ou desativar os serviços (por vezes carregáveis) e funções no veículo, por vezes, até a totalidade da ligação sem fios. As funções e serviços exigidos por lei, como os sistemas de chamada de emergência, estão excluídos desta disposição.

 

Serviços de terceiros

Se optar por utilizar os serviços online de outros fornecedores (terceiros), estes serviços serão da responsabilidade dos respetivos fornecedores e estarão sujeitos às suas condições e termos de utilização. Geralmente, o fabricante não tem qualquer influência no que diz respeito aos conteúdos partilhados desta forma.

Informe-se sobre a natureza, âmbito e finalidade relativamente ao tratamento de dados pessoais no contexto de serviços de terceiros, por parte do respetivo prestador de serviços.

 

Os seus direitos

A qualquer momento, pode solicitar-nos:

  • O acesso à informação que mantemos sobre si, em conformidade com o Art. 15.º do RGPD;
  • A retificação da informação, em conformidade com o Art. 16.º do RGPD, caso esteja inexata ou incompleta;
  • O apagamento dos seus dados pessoais, em conformidade com o Art. 17.º do RGPD;
  • A limitação do tratamento, em determinadas situações, em conformidade com o Art. 18.º do RGPD;
  • A portabilidade dos seus dados, em determinadas situações, em conformidade com o Art. 20.º do RGPD;
  • A oposição ao tratamento, em determinadas situações, em conformidade com o Art. 21.º do RGPD.

 

Os seus pedidos serão tratados com especial cuidado, por forma a que possamos assegurar a eficácia dos seus direitos. Poderá ser-lhe pedido que faça prova da sua identidade, de modo a assegurar que a partilha dos dados pessoais é apenas efetuada com o seu titular.

Deve ter presente que, em certos casos (por exemplo, devido a exigências legais), o seu pedido poderá não ser imediatamente satisfeito. De qualquer modo, será informado das medidas tomadas nesse sentido no prazo de (1) um mês a partir do momento em que o pedido for efetuado.

Além disso, o titular dos dados tem o direito de retirar o consentimento prestado, a qualquer momento, embora esse direito não comprometa a licitude do tratamento efetuado com base no consentimento previamente dado nem o tratamento posterior dos mesmos dados, baseado noutra base legal. (ver número 2.3)

Tem ainda o direito de apresentar uma reclamação a uma autoridade de controlo (Art. 77.º do RGPD). Contudo, recomendamos que comece sempre por apresentar uma reclamação ao nosso responsável pelo tratamento.

Sempre que possível, os seus pedidos de exercício de direitos deverão ser enviados por escrito para a morada indicada acima ou endereçados diretamente ao nosso responsável pelo tratamento.

 

Âmbito da sua obrigação de nos disponibilizar os seus dados

Apenas terá de disponibilizar dados que sejam necessários para o início e prática da relação comercial, para estabelecer uma relação pré-contratual connosco ou para o tratamento que nos é legalmente exigido. Regra geral, sem estes dados não conseguimos celebrar o contrato nem assegurar a sua execução. Tal também se poderá aplicar a dados posteriormente exigidos no âmbito da relação contratual. Se lhe solicitarmos dados que vão para além do descrito, será informado separadamente sobre a natureza voluntária da informação.

 

Existência de uma decisão automatizada (incluindo definição de perfis)

Não recorremos a qualquer procedimento de tomada de decisão exclusivamente automático, conforme estabelecido no Artigo 22.º do RGPD. Se instituirmos um procedimento desta natureza em casos individuais no futuro, iremos informá-lo desta situação, nos termos exigidos por lei.

Em determinadas circunstâncias, poderemos tratar parcialmente os seus dados com vista a avaliar determinados aspetos pessoais (definição de perfis).

Poderemos utilizar ferramentas de avaliação para disponibilizar-lhe informação direcionada e aconselhamento sobre produtos. Estas permitem conceber produtos orientados para as necessidades, materiais de comunicação e publicidade, incluindo pesquisas de mercado e inquéritos de opinião.

Estes procedimentos também poderão ser utilizados para avaliar a sua liquidez e solvabilidade, bem como para combater o branqueamento de capitais e a fraude. Poderão ser utilizados “valores de classificação” para avaliar a sua solvabilidade. Em caso de classificação, a probabilidade é calculada utilizando métodos matemáticos para avaliar se o cliente irá cumprir as suas obrigações de pagamento no âmbito do contrato. Estes valores de pontuação ajudam-nos, por exemplo, a avaliar a nossa tomada de decisões relativamente à solvabilidade no contexto das negociações de produtos, sendo incorporadas na nossa gestão de riscos. O cálculo baseia-se em métodos matemáticos e estatísticos reconhecidos e comprovados e tem por base os seus dados, em particular sobre o rendimento, despesas, responsabilidades existentes, profissão, empregador, tempo de serviço, experiência de relações comerciais anteriores, reembolso de empréstimos anteriores em conformidade com o contrato, e informações de agências de crédito.

Não são tratadas informações sobre a nacionalidade e categorias especiais de dados pessoais, em conformidade com o Art. 9.º do RGPD.

 

Informações sobre o seu direito de oposição ao abrigo do Art. 21.º do RGPD

Tem o direito de apresentar uma oposição, a qualquer momento, contra o tratamento dos seus dados que seja realizado com base na alínea f) do n.º 1 do Art. 6.º do RGPD ou na alínea e) do n.º 1 do Art. 6.º do RGPD. Contudo, a condição prévia para tal é a existência de fundamentos para a sua oposição que emanem da sua situação particular. Isto também se aplica à definição de perfis com base nessas disposições na acessão do n.º 4 do Art. 4.º do RGPD.

Caso apresente uma oposição, deixaremos de tratar os seus dados pessoais, exceto se tivermos demonstrado razões imperiosas e legítimas para esse tratamento que prevaleçam sobre os seus interesses, direitos e liberdades, ou se o tratamento servir para declaração, exercício ou defesa de um direito num processo judicial.

Também trataremos os seus dados pessoais para fazer publicidade direta. Se não pretender receber publicidade, tem o direito de apresentar uma oposição nesse sentido a qualquer momento. Isto também se aplica à definição de perfis, na medida em que esta esteja relacionada com tal publicidade direta. Iremos respeitar esta oposição com efeitos futuros.

Deixaremos de tratar os seus dados para efeitos de publicidade direta caso se oponha ao tratamento para este efeito.

A oposição pode ser apresentada sem ser exigido qualquer formulário específico e, se possível, deve ser enviada para:

Mazda Motor de Portugal, Lda.
Av. José Malhoa 16, Piso 3, Fração B2
1070-159 Lisboa

A nossa política de privacidade e a informação sobre a proteção de dados relativa ao tratamento por nós realizado concedida ao abrigo dos artigos 13.º, 14.º e 21.º do RGPD podem mudar a cada momento. Todas as alterações serão publicadas nesta página. As versões anteriores podem ser consultadas num arquivo.

 

Declaração de Privacidade suplementar para o nosso Website

A proteção da sua privacidade é uma preocupação importante para a Mazda e quaisquer dados pessoais obtidos durante a visita aos nossos websites são tratados por nós em concordância com as disposições legais válidas nos países em que os websites são mantidos. Os nossos websites podem incluir ligações para outros sites cujo conteúdo não está sob o nosso controlo e a Mazda não pode aceitar qualquer responsabilidade pelo conteúdo desses websites.

 

Recolha e tratamento de dados pessoais

Quando visita os nossos websites, o nosso servidor Web regista automaticamente o nome do seu fornecedor de acesso à Internet, o website a partir do qual nos está a visitar, os websites que visita e a data e duração da sua visita. Apenas são armazenados dados pessoais adicionais se estes forem livremente fornecidos por si, por exemplo, no contexto de uma inscrição, de um inquérito, de um concurso ou na execução de um contrato.

 

Tecnologia de tracking Eloqua no nosso site e nos nossos e-mails de marketing

Usamos o software Eloqua Marketing Automation da Oracle Marketing Cloud para personalizar a comunicação com o cliente, para as páginas dos nossos sites e para as informações que enviamos para si

 

Cookies Eloqua

Nas páginas correspondentes ao Eloqua usamos cookies e código JavaScript para medir o comportamento do usuário e para rastear certas informações, por exemplo, a jornada que faz no nosso site, o seu comportamento ao clicar, o IP de origem (seu endereço de IP), o país de onde acede ao nosso site ,o tipo de navegador, etc. Eloqua adiciona um cookie no seu dispositivo quando visita o site pela primeira vez. Usamos o cookie Eloqua e as informações do código JavaScript para analisar o seu comportamento no nosso site e para entender no que está interessado e como podemos melhorar as comunicações que recebe de nós.

Para receber comunicações pessoais e personalizar sua experiência, vinculamos as informações pessoais que compartilhou connosco através do envio de um formulário, por exemplo, uma assinatura do boletim informativo, pedido de test drive etc. para as informações do navegador vinculadas aos cookies Eloqua no seu dispositivo. O cookie será desabilitado após dois anos, a menos que você primeiro o exclua das configurações do seu navegador, desative todos os cookies de marketing em nosso site ou apenas o Eloqua Cookie conforme o link abaixo.

Usamos os cookies Eloqua com base no seu consentimento para cookies de marketing em nossos sites.

Para desativar o rastreamento dos cookies Eloqua, ajuste suas preferências aqui: https://www.oracle.com/marketingcloud/opt-status.html

 

Eloqua Email Communication

Os e-mails enviados com o Eloqua incluem tecnologias de rastreamento. Usamos esses dados principalmente para sabermos os tópicos são do seu interesse, para sabermos se nossos e-mails são abertos e em quais links você clicou. Em seguida, usamos essas informações conectando-as às informações existentes de rastreamento ou perfil, para melhorar os e-mails que enviamos e oferecer uma experiência personalizada nos serviços que oferecemos.

Se desejar parar de receber comunicações por e-mail da Mazda Motor de Portugal , pode fazer isso das seguintes maneiras:

  • Cancele a inscrição facilmente de qualquer e-mail de marketing clicando no link cancelar inscrição no e-mail
  • Optar por não participar de quaisquer canais de comunicação de marketing. Contacte a equipa de apoio ao Cliente da Mazda através de mcliente@mazdaeur.com ou ligue para +351 213512770 para atualizar as suas preferências.
  • App MyMazda – se você estiver registrado no aplicativo MyMazda, também poderá alterar qualquer um dos seus detalhes.

 

Utilização de cookies

Para obter informações relativamente à utilização de cookies, por favor, consulte a página Gerir os meus Cookies.